DICAS PARA MANTER OS COMPUTADORES DA EMPRESA LIVRE DE VíRUS

05/12/2016

Dicas para manter os computadores da empresa livre de vírus Manter os equipamentos de informática (desktops, notebooks, rede, dispositivos externos) da sua empresa livre de vírus e qualquer outro tipo de malware é o primeiro passo para proteger a segurança da informação e garantir a melhor produtividade da sua equipe de trabalho. Algumas medidas simples podem ser adotadas e diminuir e muito as chances de infecção e evitar desastres.

O Técnico em Informática Denilson Marcos, especialista no suporte de TI para pequenas e médias empresas listou algumas ações simples que ajudam a aumentar a segurança dos equipamentos, desde ações simples dos usuários a instalação e configuração de softwares de segurança no sistema operacional Windows.

Não usar uma conta com privilégios de Administrador

Essa dica vem em primeiro lugar, não tem custo algum para empresa e dificulta e muito que criminosos virtuais tomem conta do equipamento. Crie uma nova conta de usuário (Painel de Controle > Contas de Usuário) e selecione como "Padrão", sem privilégios de Administrador. Essa será a conta a ser utilizada no dia-a-dia, é possível utilizar tudo que está instalado no computador e utilizar normalmente a internet, em compensação não permite a instalação de novos programas e alterações que possam comprometer a segurança do sistema.

A conta de Administrador você deve proteger com uma boa senha, e só será utilizada quando for necessário a instalação de programas ou alguma outra alteração importante. Essa dica ajuda muito os usuários menos experientes, que acabam clicando em literalmente tudo e instalam sem querer programas maliciosos no equipamento, mas também evita que os mais experientes infectem o computador por um descuido qualquer.

Instalar e manter atualizado eficientes softwares de proteção

Manter instalado e atualizado softwares de segurança no sistema é o segundo passo para manter o equipamento protegido. Em ambientes corporativos escolha sempre suítes pagas de proteção. Atualmente o Kaspersky é considerado entre todos os principais testes internacionais o melhor antivírus do mercado Mesmo que você seja um usuário experiente e tenha plena consciência do uso seguro da internet e de computadores, criminosos virtuais se aprimoraram cada vez mais e dentre diversas armadilhadas você pode ser vítima e ter o sistema ou talvez informações comprometidas.

Um Firewall deve estar sempre ativo no equipamento, é ele quem faz o controle do tráfego de entrada e saída do sistema. Para usuários menos experientes o ideal é utilizar mesmo o Firewall que vem integrado ao sistema, que faz poucas perguntas e toma decisões de forma automática.

O MalwareBytes é considerado o melhor software Anti-Malware do mercado e vai complementar bastante a segurança do sistema. A proteção em tempo-real só está disponível na versão paga, mas você pode fazer verificações manuais quando quiser na versão gratuita.

Manter o sistema operacional e programas atualizados

Os Malwares utilizam-se de brechas de segurança tanto do sistema, como de programas e plugins para tomar o controle de um computador ou mesmo para roubo de informações financeiras e pessoais. Mantenha as atualizações de segurança do Windows no modo automático e verifique semanalmente atualizações dos programas e plugins populares como Java e Adobe Flash.

Pensar duas vezes antes de clicar em um link suspeito

O fato de usar uma conta sem os privilégios de Administrador ajuda bastante nesse caso, mas é importante ter essa consciência do uso seguro da internet. Bancos não enviam e-mails para atualização de dados cadastrais e a Receita Federal não vai te comunicar por e-mail problemas com o seu CPF. Assim como ninguém vai te dar um carro, ou você vai ganhar um sorteio que você nem mesmo estava participando. É preciso ficar atendo, a criatividade dos bandidos virtuais e as técnicas de engenharia social estão cada vez mais apuradas, por isso você deve sempre desconfiar e na dúvida é melhor não clicar.

Utilizar uma proteção específica para dispositivos removíveis

Dispositivos removíveis como um Pen Drive ou HD Externo podem ser grandes fontes de malwares pois geralmente circulam por vários computadores desconhecidos. Por padrão assim que conectados ao sistema podem executar alguma ação automática (autorun) e comprometer o sistema. O programa gratuito Panda USB Vaccine serve para proteger os dispositivos e o computador. Após o download e instalação do Panda, você deve "Vacinar" o seu computador e cada dispositivo individualmente.

Backup regular dos dados

Se tudo isso falhar e o seu sistema for comprometido por exemplo com um malware do tipo Ransomware que literalmente sequestra os seus dados e solicita um pagamento como resgate, você vai precisar ter o backup dos dados. O ideal é que seja o mais redundante possível, tenha backups atualizados no HD Externo que não fique conectado ao equipamento de forma permanente e utilize servições de backup em nuvem, como o One Drive, Google Drive e/ou Dropbox.

 

Posts relacionados

 

Sobre o autor

 

DANIEL

Jornalista e empresário