AS 9 MELHORES DICAS DE MARKETING DE CONTEúDO PARA INICIANTES

16/06/2016

Gerar autoridade, aparecer no Google, melhorar a imagem da sua empresa, se tornar referência em seu segmento, estimular o diálogo com sua audiência e obter dados importantes sobre seu público.

Criar e manter um blog pode te ajudar com todos estes fatores, mas não basta apenas criar algo e não obter sucesso em sua estratégia! Hoje nós vamos te dar dicas de marketing de conteúdo para você obter retorno máximo de seus investimentos!

Veja como tornar seu blog e suas postagens ainda mais eficazes:

Fale sobre o que as pessoas estão conversando

É muito importante que você escolha seus assuntos de acordo com aquilo que as pessoas estão mais interessadas. De nada adianta falar sobre bolo de chocolate se as pessoas só querem saber de torta de limão, concorda?

Seu conteúdo precisa ser encontrado, e, para isso, ele precisa ser condizente com aquilo que as pessoas estão procurando neste momento.

Existem diversas ferramentas que podem te ajudar a identificar a relevância de determinado assunto ou tópico, desde ferramentas gratuitas como o Keyword Planner, do Google Adwords, até algo mais completo, como o SEMrush, por exemplo.

Faça artigos grandes e detalhados

É claro que artigos de 500 palavras conseguem gerar bons resultados para o seu blog, mas, caso você tenha a possibilidade, é realmente um diferencial investir em posts maiores e mais detalhados. O Google simplesmente adora artigos grandes e bem explicativos, e ele considera bastante isso na hora de fazer o rankeamento de suas páginas.

Dentro do algoritmo do mecanismo de busca, artigos maiores são associados a páginas com maior autoridade e que possuem mais conhecimento a respeito do assunto.

Isso não quer dizer que você deve “encher linguiça” no seu conteúdo apenas para deixá-lo melhor. Não é o tamanho que vai definir o ranqueamento, mas sim a qualidade. O conteúdo ideal é aquele que resolve a dúvida da persona e quanto mais bem explicado, melhor.

Trabalhe o SEO

De nada adianta criar conteúdos atraentes, interessantes e engajadores se ninguém conseguir te encontrar. SEO significa “Search Engine Optimization”, que é o nome dado para o conjunto de técnicas aplicadas ao seu blog que vão facilitar que ele seja encontrado pelas pessoas no Google. Se você não trabalhar essas técnicas, dificilmente seu blog será encontrado e seu esforço pode não valer de nada até então.

Invista em bons títulos

O seu título é a capa do seu livro. É muito importante que ele, por si só, já seja capaz de captar a atenção de seu público, portanto, não faça essa escolha de forma leviana. Um bom título pode ser a diferença entre um clique e um não clique!

Existem várias formas de se aprender a escrever títulos incríveis, e uma das mais tradicionais e mais efetivas, é conhecida como a técnica AIDA (atenção, interesse, desejo e ação). Você deve, em um título pequeno, conseguir despertar todos estes sentimentos no seu leitor.

Primeiramente, captar a atenção dele para se diferenciar dos títulos concorrentes. Depois, você deve despertar o interesse, mostrando que aquele conteúdo será relevante. Em seguida, você deve indicar que aquilo que ele ler será único e fundamental, despertando interesse imediato no leitor, o que irá incentivar o último item, a ação de clicar em seu link.

Não se esqueça de uma chamada para a ação eficiente

A sua estratégia de marketing de conteúdo, com certeza, esta conectada a todo um contexto estratégico envolvendo a jornada do cliente, correto? Seus posts no blog possuem, além de outros, o objetivo principal de levar o seu leitor à próxima etapa do funil de vendas, para que ele se aproxime, cada vez mais, do momento de efetivar a compra do seu produto ou serviço.

Sabendo disso, é importante identificarmos um ponto de virada fundamental nesta estratégia: a chamada de ação ao final do texto que o levará para a próxima etapa.

A estas chamadas de ação damos o nome de CTA (call to action) e elas possuem uma importância muito grande na sua estratégia de marketing de conteúdo, semelhante à do título do seu post. As CTAs ão aquelas frases ao final do artigo que chamam a pessoa para clicar em um link que a levará para outra postagem, para a rede social da empresa, para uma landing page que propiciará o download de um e-book, entre outras coisas, dependendo do seu objetivo. É importante que, ao final de cada texto, você sempre incentive a pessoa a fazer alguma ação relacionada a você.

Seja regular

É muito importante que você mantenha uma certa regularidade nas suas postagens. Ter um calendário regular e postar com frequência demonstra seriedade e comprometimento com seus leitores, além de também ser um indicativo excelente para o Google de que você é um blog que tem autoridade no assunto. Portanto, crie um calendário periódico e não fique muito tempo sem postar nada, isso pode acabar com a sua estratégia de marketing de conteúdo.

Use recursos multimídia

Aproveite de todos os recursos que o blog pode agregar e que a internet te permite utilizar atualmente. Vídeos, podcasts, slides, imagens, infográficos. Tudo isso deixa o seu blog mais rico, mais bonito e mais diversificado, além de atrair e agradar pessoas que se interessam mais por determinado tipo de mídia.

Promova seu conteúdo em diferentes canais e incentive o compartilhamento

Além de investir nas táticas de SEO para fazer seu blog ser encontrado através do Google, você também deve ter uma rotina de divulgação de seus conteúdos através das redes sociais. Publique nos canais da empresa e promova através de diferentes mecanismos, seja orgânico ou através de links patrocinados e anúncios no Facebook, Instagram e Snapchat, por exemplo. Os brasileiros gastam 650 horas por mês nas redes sociais e você não vai querer desperdiçar este público, vai?

Além disso, é interessante que você sempre incentive as pessoas a compartilharem também o seu conteúdo. Se ele for interessante e você as incentivar corretamente, com certeza elas irão querer publicar em suas próprias redes, aumentando ainda mais o seu alcance nas mídias. Utilize botões de ação e CTAs voltados para o as redesa sociais para promover e incentivar o compartilhamento espontâneo!

Acompanhe as métricas

Você pode extrair muitas informações através do seu blog. É fundamental que você acompanhe os acessos e como os seus leitores estão se comportando dentro dele. É possível saber em que links estão clicando, através de onde eles chegaram até você, por quanto tempo eles ficaram por lá, entre outras coisas.

A grande vantagem é que boa parte destes números você consegue gratuitamente, através da instalação do Google Analytics. Estes insights podem proporcionar análises incríveis e você pode utilizar estes dados para melhorar, cada vez mais, a sua estratégia!

E aí? Gostou das nossas dicas? Veja agora como complementar o seu marketing de conteúdo com suas estratégias de newsletter e e-mail marekting!

 

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Sobre o autor

 

DANIEL

Jornalista e empresário