ATITUDES POSITIVAS PARA SUPERAR A CRISE

24/05/2016

O atual cenário no Brasil é de crise, o PIB não cresce, a inflação sobe e o real desvaloriza. A cada dia que passa, fica mais difícil não se assustar com as constantes notícias sobre a situação político-econômica do nosso país.
E você, empreendedor, deve fazer o que?
Infelizmente, não é possível apontar uma única solução para superar crises, mas algumas atitudes, que irão contribuir positivamente com o seu negócio, podem ser adotadas.
A primeira – e talvez mais importante – é não se desesperar. O desespero pode levá-lo a tomar decisões impensadas ou, pior, impedir que enxergue boas oportunidades. Portanto, procure ser otimista, foque no que está dando ou que pode dar certo, isso fará com que desenvolva proatividade e, assim, torna-se mais fácil superar obstáculos.
Já sabemos que a crise não afeta da mesma maneira todos os segmentos, por isso se certifique sobre qual é o estado atual do seu negócio. Faça um balanço geral, identifique claramente quais são os pontos que precisam ser melhorados, transforme dados em gráficos, busque informações e ferramentas que o ajude a visualizar a empresa no cenário em que está inserida.
Outra ação importante é monitorar o mercado, os concorrentes e a economia. Quanto mais informado estiver, mais preparado estará para se adequar a novas realidades, perceber tendências e oportunidades, o que poderá gerar mais competitividade a favor do seu empreendimento.
Em momentos econômicos desfavoráveis é inevitável que algumas empresas percam clientes. No entanto, o mais crítico para o negócio pode não ser a perda de clientes, mas como isso afetará a base atual, pois os clientes habituais podem diminuir o volume de compras ou deixar de consumir por um período. Por esse motivo, os esforços devem ser direcionados para amenizar ou reverter esse quadro. Para tanto, procure compreender quais são as reais necessidades dos seus clientes, ofereça atendimento qualificado, torne o momento de compra uma experiência única para ele e explore a venda de mix de produtos ou serviços. Dessa forma, é possível fidelizar os clientes e aumentar as vendas para uma mesma carteira de compradores. Ou então, aproveite para permitir a rotatividade natural dos consumidores e, então, quando for prospectar, procure por clientes que tenham o perfil ideal para sua empresa.
Para aumentar as chances de crescimento é importante desenhar e executar estratégias para que seu negócio ganhe mais produtividade. Para isso, é essencial que o time esteja fortalecido e alinhado, lutando pelos mesmos propósitos. Uma boa alternativa é investir na capacitação da equipe e na melhoria do clima organizacional, através de treinamentos e programas de mentoria ou coaching, por exemplo, assim sua empresa poderá gerar mais resultados com recursos, muitas vezes, limitados. Lembre-se que a crise é uma situação, com começo, meio e fim e, se deseja alcançar o sucesso, é necessário compreender o que esse momento representa e como se beneficiar dele.
 
E você, empreendedor, quer ser o piloto ou o passageiro?
 
Fonte: 99Coaches
 
Por Heloisa Santesso
 
http://99coaches.com.br/blog/post_blog/22/Atitudes-positivas-para-superar-a-crise

 

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Sobre o autor

 

ADAYLON BORGES DOS SANTOS

Nascido em Brasília, tem 29 anos. Casado e pai de duas meninas, é apaixonado pela família e por tecnologia. É empreendedor de negócios digitais desde 2008. Tem experiência de mais de 10 anos como desenvolvedor Java, PHP e C#. Foi Gerente de Projetos e Scrum Master em diversas empresas em diferentes estados do Brasil. Co-fundador da Go Talent, criada no fim de 2014. Eleito um dos 10 empreendedores de sucesso com menos de 30 anos pelo portal IG Economia em 2015.