A IMPORTâNCIA DA CONTABILIDADE EM UM ANO DE CRISE

15/04/2016

O ano de 2016 começou e com ele as pespectivas das pessoas físicas e jurídicas para os próximos 366 dias que virão. Muitas, inclusive, estão tentando fazer previsões a respeito do cenário econômico deste ano, uma vez que em 2014 a economia brasileira cresceu 0,1%, ficando estagnada. Em 2015 houve queda do Produto Interno Bruto – PIB de aproximadamente 3,5%, inflação na casa de 10% e desemprego em trajetória alta, mesmo no fim do ano. O cenário foi assustador!

Para agravar situação, parece haver certo consenso de que ainda não estamos no fundo do poço. Se 2015 foi difícil em razão da necessidade do governo de implementar medidas do ajuste fiscal, que têm por meta aumentar as receitas e reduzir as despesas governamentais, 2016 promete ser muito mais obscuro em todos os setores, já que nem as receitas cresceram e nem as despesas decresceram.

Portanto, diante de tantas incertezas na economia, um fato é certo: 2016 será um ano angustiante para as empresas, de forma geral, por conta de vários fatores, com destaque para a queda da demanda de produtos e serviços, aumento da carga tributária, inflação, desemprego, alta do dólar, juros altos, reajuste das tarifas públicas, entre inúmeros outros fatores.

Neste contexto, a Contabilidade, é um sistema útil de síntese de informação, não tendo nenhuma outra Ciência igual ou semelhante em um momento tão crítico, afinal só ela é capaz de oferecer aos empresários informações e dados sobre comportamento de custos fixos e variáveis, planejamentos tributários, preços, demonstrações financeiras e pareceres contábeis: um verdadeiro poder informacional para as empresas de todos os portes e segmentos.   Ver mais...

 

Posts relacionados

 

Sobre o autor

 

WELLINGTON KNAUF

Empreendedor, Empreteco, Formado em Processos Gerenciais, Técnico em Contabilidade e Acadêmico de Direito, Com mais de 14 anos de experiência no ramo contábil, tive a oportunidade de acompanhar o crescimento, desenvolvimento e diversas mudança que teve na área contábil nos últimos tempos no Brasil. Tive o prazer e breve passagem pela área de Telecomunicações, trabalhando com vendas ativas de produtos como fixo, móvel, banda larga e TV por assinatura, elaboração e execução dos planos estratégico