A IMPORTâNCIA DA MENTORIA PARA A ACELERAçãO DAS STARTUPS

13/04/2016

Aqui separei uma parte do texto da página do site http://startupi.com.br/

Vale a pena a leitura, principalmente aos iniciantes.

“Mentoring” é um termo normalmente traduzido como “tutoria”, “mentoria”, ou “apadrinhamento”. Mas qual o significado desta palavra cada vez mais presente no mundo dos negócios? Escrita no século VIII a.c., Odisseia, a famosa obra de Homero, já mencionava a importância deste conceito para a humanidade. Ao partir para a conquista de Tróia, Odisseu sabia que iria ficar muito tempo longe de sua casa e de sua família. Temendo pelo que pudesse acontecer, ele deixou sua propriedade, família e esposa sob os cuidados do amigo, Mentor, pessoa de sua confiança. Nos dias de hoje, podemos classificar um mentor como um guia, conselheiro ou pessoa com vasta experiência profissional.

Entre algumas dicas dos mentores, destacamos:

Seja claro sobre sua proposição de valor:

Diferenciação e uma forte proposta de valor são fundamentais. Você precisa ser claro sobre o que é seus produto, o que ele faz, qual seu mercado alvo, qual o potencial deste mercado e o que você precisa do mentor, quais são suas dúvidas, liste e separe tudo de acordo com a área de atuação. Não adianta querer ajuda de mentores para um assunto financeiro ou jurídico por exemplo, se não é a especialidade dele. Primeiro busque todas estas respostas para depois procurar ajuda de mentores.

Tenha um passo claro e conciso:

Obter o investimento certo e investidores para um novo negócio pode ser uma tarefa difícil. Por isso, construir relacionamentos certos tem um papel fundamental.

Clareza no pitch é fundamental para garantir que a ideia seja simples para os investidores entenderem e comprarem. Normalmente você tem cinco minutos para causar uma boa impressão e conseguir dar sequência no relacionamento com o investidor ou não. Muitas vezes os empreendedores falham e colocam muita ênfase em pedir dinheiro, em vez de demonstrar o que é que eles vão fazer com ele.

No momento em que os investidores estão vendo retornos mais lentos em seus investimentos, os empreendedores precisam ser capazes de identificar claramente os pontos essenciais para o negócio – como o fortalecimento da gestão, ganhar prêmios e garantir um cliente suficientemente impressionante – em uma tentativa de delinear as expectativas de ROI e os resultados.

Priorize o seu tempo e foco:

Um grande negócio muitas vezes pode estar na esquina ao lado. No entanto as apostas fora do lugar – em termos de tempo e foco – pode ser extremamente caro. Por exemplo, tentando relacionar-se com grandes empresas – ou vender para eles ou simplesmente buscar uma parceria com eles – exige uma avaliação cuidadosa pois pode levar meses até dar resultados. Por isso precisa estar preparado para isso antes de sair batendo nas portas. Nesse aspecto um mentor que atua no mercado corporativo pode ser uma grande facilitador e orientador para se alcançar as metas mais facilmente.

O que parece uma oportunidade quente hoje pode muito facilmente esfriar pois as prioridades mudam. Muitas das decisões que são feitas nos estágios iniciais de um “desenvolvimento de negócios, terá consequências sobre seu futuro a longo prazo, por isso deve-se priorizar onde os empreendedores vão concentrar os seus esforços e a quantidade de tempo gasto com ela, é absolutamente fundamental.

Enquanto os empreendedores querem e precisam estar antenados às oportunidades, também as vezes precisam dar um passo para trás e considerar o custo de oportunidade envolvido. Gerenciamento de tempo e priorização são absolutamente essenciais para qualquer empreendedor. Esta é uma área onde mentores de negócios pode realmente agregar valor.

Gerencie as expectativas sobre o processo de mentoria:

Um mentor experiente pode ajudar a fornecer aconselhamento imparcial e apoio. Mas é importante entender e reconhecer o papel do mentor. Por exemplo, se você falar com 10 mentores diferentes, dificilmente todos terão a mesma opinião ou lhe darão as mesmas dicas. Cada um pode ser especialista em um tema diferente: desenvolvimento de canais, go to marketing, modelo de negócios, parcerias etc. Por isso é importante saber ouvir, discutir com sua equipe e tomar as decisões para onde seguir. O papel do mentor é sempre ajudar o empreendedor a tomar decisões mas nunca fazer isso por ele.

Alem disso, o papel do mentor é muito valioso para gerar oportunidades de networking, relações comerciais com potenciais clientes, por isso esteja sempre atento a isso durante o processo de mentoria pois muitas vezes isso vale muito mais do que dinheiro de investidor. Garantindo que ambas as partes compreendem claramente as metas e as expectativas de cada um é vital para tirar o máximo partido da parceria entre mentor e empreendedor.

Mas o que leva os mentores, na maioria das vezes voluntários, a quererem ajudar os novos empreendedores? Satisfação em ajudar o próximo e passar para frente o conhecimento! Conversando com diversos mentores estas foram algumas repostas que mais ouvi.

“Faço o que eu gostaria que alguém tivesse feito por mim há 15 anos atrás. Eu quebrei a cabeça, perdi carro, apartamento e tempo desenvolvendo produtos que não vingaram. Quero ajudar as pessoas a não passarem por isso, facilitar a vida dos empreendedores e contribuir para o ecossistema”, afirma também Juan Bernabó.

“Quando comecei a empreender, eu tinha um mentor que me ajudou por que uma outra pessoa tinha o ajudado, então eu vou te ajudar, para você ter sucesso e um dia poder ajudar alguém também” finaliza Vitor Kawamura.

Os mentores também aprendem com os novos empreendedores e podem avaliar o mercado para saber das novas tendências e muitas vezes localizam empresas para investir ou virar sócio.

FONTE: http://startupi.com.br/2015/05/a-importancia-da-mentoria-para-a-aceleracao-das-startups-2/

 

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Sobre o autor

 

FRED TAVARES

Fred Tavares - Sou Professor de Matemática, Física e Desenvolvedor. Apaixonado pela EDUCAÇÃO busquei novas formas de me aproximar dos alunos e assim surgiu o GRUPO KATSU e seus produtos.