POR QUE USAR UM SISTEMA ERP?

01/02/2016

O uso de sistemas ERPs tem ajudado empresas de diversos tamanhos a avaliar e melhorar o desempenho em diversos níveis e setores. Apesar disso, muitas empresas ainda deixam de utilizar estes tipos de softwares e acabam por perder dinheiro e agilidade dentro de seus processos empresariais.


Existem quatro elementos chave que unem todos os maiores motivos para se utilizar um sistema ERP, são eles:


Custo de oportunidade

A maioria das empresas não têm os recursos de que precisam para controlar de maneira eficaz, inteligente e integrada a gestão de informações de setores diversos como vendas, financeiro, fiscal e muitos. Este cenário gera um gap onde a instalação de um sistema ERP pode gerar um desempenho tão bom ou melhor que planilhas e/ou sistemas, contantdo com potencialmente menos recursos ao longo do tempo.

O custo de oportunidade de um sistema ERP é evidente quando, aplicado em mais de um ciclo de implementação, ele substitui ferramentas desatualizadas e pessoas destreinados por sistemas automáticos e auto gerenciáveis. Ambos os fatores ajudam a cobrir os custos iniciais da implementação do ERP em médio e longo prazo. De maneira geral, os dados de desempenho confiáveis ​​gerados através dos relatórios estatísticos do ERP podem levar os gestores a tomar decisões estratégicas mais inteligentes dentro da organização.


Flexibilidade

ERP pode ser utilizado por uma variedade de setores e ambientes empresariais, e também customizado para melhor atender o contextos específicos como emissão de notas fiscais, cálculos de estoque, integrações de informações com bancos de dados e etc. Os sistemas ERP ainda podem ser utilizados como ferramentas autônomas em setores específicos, especialmente para avaliar o desempenho de um setor antes de determinar como e onde os gestores devem intervir.


Cooperação entre setores

Sistemas ERP ajudam as equipes dentro das empresas a entender os seus requisitos mínimos de operação e produtividade, guiando a todos para executar as melhores práticas dentro de suas indústrias, de maneira clara, objetiva e totalmente guiada por dados. Neste cenário, toda a equipe tem acesso aos dados que geram a excelência dos processos e assim podem trabalhar e constante cooperação para atingir as metas da organização.


Prestação de contas

Depois da implementação de um sistema ERP, ocorre uma otimização e melhora na prestação de contas da empresas. À médio e longo prazo isso reduz a possibilidade de contratação de auditorias externas para avaliar números e lançamentos. Este cenário também ajuda o setor fiscal da empresa, automatizando de maneira inteligente grande parte da produção de relatórios contábeis.


Para mais informações acesse o Guia Sistemas ERP.

 

Posts relacionados

 

Sobre o autor

 

STARTUP MS

A Associação Sul-Matogrossense de Startups (StartupMS), fundada em Agosto de 2011, é uma associação sem fins lucrativos de fomento ao empreendedorismo tecnológico no Mato Grosso do Sul, atuando no desenvolvimento e promoção de empreendimentos inovadores em todo o estado de Mato Grosso do Sul.