7 FERRAMENTAS DE GESTãO DE TRABALHO PARA PEQUENOS NEGóCIOS

01/02/2016

Alguns sócios de pequenos negócios acreditam que apenas empresas grandes necessitam do uso de ferramentas sofisticadas para ajudar na gestão de projetos. Talvez pelo fato das atividades de pequenas empresas serem de curto prazo e conduzidas por

uma equipe reduzida. A questão, porém, é que talvez seja mais justo afirmar que muitas empresas cresceram com prosperidade justamente em função do uso das ferramentas certas para gerenciar suas atividades.

E qual projeto necessita de gestão?

Quase toda e qualquer atividade de negócio deveria ser considerada um projeto que necessita de gerenciamento. Se se sua função é discutir estratégias de marketing para um pequeno negócio ou solicitar ao contador a redação de um relatório de impostos,

ainda é um projeto. A ferramenta certa é capaz de gerenciar seu projeto de modo simples e transparente e, como muitas destas ferramentas são oferecidas na internet, os preços geralmente são amigáveis para com o orçamento de uma pequena empresa.

7 Ferramentas de Gestão de Projeto

1. Basecamp: Este programa é ideal para equipes com pequeno número de pessoas.

Possui ferramentas tanto para os gerentes do projeto quanto para membros da equipe e permitem a organização de reuniões, a definição de datas e a comunicação. A taxa mensal é baseada no número de projetos, mas não há limite para a quantidade de membros usuários.

2. Slack: Slack é um aplicativo para equipes que ajuda a organizar projetos ao reduzir a comunicação à um lugar só, com compartilhamento de arquivos. Junto com outros aplicativos, pode ajudar sua empresa a fazer mais em menos tempo.

3. TeamGantt: A tabela desse programa vai te possibilitar rastrear prazos e marcos. Se você é uma pessoa visual e gostaria de uma interface agradável com diversas funções de tabelas, TeamGantt é seu programa. Além disso, é fácil de usar e barato.

4. Trello: Preferido entre empresas pequenas por ser fácil de usar e controlar. Possui uma versão beta gratuita para teste.

5. Heflo: software realmente BPM que permite criar diagramas BPMN com facilidade, suporta BPMN 2.0 e tem armazenamento em nuvem.

6. Evernote: É meu favorito quando o assunto é salvar coisas interessantes pela internet. Além disso, possui recursos que fazem a gestão de projetos flexível: fácil de criar notas, também categoriza tudo em cadernos específicos.

7. Google Drive: Se você só quer um gosto do que é gestão de projeto, Google Drive é um jeito fácil de compartilhar e co-editar documentos, visualizar histórico de revisão e comentar em documentos. A ferramenta possui um bom número de utilidades para negócios, como documentos, planilhas e apresentação de slides. E o melhor de tudo? É gratuito.

Para selecionar a ferramenta certa para a sua empresa, é preciso duas coisas: determinar suas necessidades e testar.

 

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Sobre o autor

 

STARTUP MS

A Associação Sul-Matogrossense de Startups (StartupMS), fundada em Agosto de 2011, é uma associação sem fins lucrativos de fomento ao empreendedorismo tecnológico no Mato Grosso do Sul, atuando no desenvolvimento e promoção de empreendimentos inovadores em todo o estado de Mato Grosso do Sul.