6 DICAS PARA CRIAR A IDENTIDADE VISUAL DA SUA STARTUP

01/02/2016

Quando começamos a empreender e visualizamos o mercado de nossa startup, um dos principais pontos que vem em nossa mente é: Como será vou criar o logotipo da minha empresa” esse pensamento é bem genuíno ,afinal, sua identidade visual é a base e o cartão visitas do seu negócio, é a partir dessa definição que o seu branding e posicionamento de Mercado começa a se definir.

Nesse artigo vamos definir 5 passos estratégicos para criar sua identidade visual:

1 – Defina qual é o posicionamento da sua empresa!

Pesquise o seu Mercado, ache os seus concorrentes, junte o máximo de informações que puder, entenda todos os pontos forte e fracos, e as oportunidades que podem surgir a partir dessa análise. Desta maneira sua startup poderá definir estrategicamente os canais, produtos, clients para se diferenciar. Como exemplo:

Irei vender camisas para um público jovem, de um jeito extremamente fácil, sem burocracia, excelente caimento, teremos um forma leve e jovem de interagir e atender, porém venderemos online.

*Dica: pesquise uma forma de análise de Mercado chamado análise SWOT.

2- Apenas para evitar erros – Vamos re-afirmar o conceito acima.

O ponto 1 desse artigo é extremamente importante, com essa primeira parte bem definida e sólida, é uma excelente base para começar a criar um identidade e conceito para a marca, quer dizer tudo, absolutamente tudo tem que ter essa linha de comunicação, existem pesquisas que dizem que nos 3 primeiros anos de empresa é que se solidifica as características base, quer dizer, se foge muito, terá um custo enorme para re-ajustar.

3-  Crie um nome para sua empresa!

Existem diversas técnicas para criar nome para sua empresa, a que acho melhor écriar um canvas, que define todas as principais palavras estratégicas que envolvem o seu negócio, diferencias e público alvo.

Trabalhe depois verbos e adjetivos que variam em volta desse nome, continue fazendo um brainstorm, vá retirando as que não gosta e desenvolvendo nesse contexto as que gosta. Eu  confesso que nunca ví este método dar errado.

*Dica 1: Não crie um nome que você gosta, crie um nome que o seu Mercado gosta!

*Dica 2 : Fazer o Canvas com Posts It, ajuda pra caramba em agilidade.

4 – Integre todos os seus canais de comunicação

Comece a numerar todos os canais de comunicação da sua empresa como cartão de visita, assinatura de e-mail, flyer, redes sociais, uniforme dos funcionários e etc para garantir que a identidade visual da sua startup esteja em unidade. Lembre-se sempre de atualizar as cores e logos quando houver alterações em todos estes canais.

5 –  Contrate um designer!

Passe todos o conceito criado acima para um designer professional, ele irá criar um conceito visual em cima do material que mandou, segue as dicas:

Cuidado com as cores, como as cores tem significados, saiba quais falam com o seu Mercado.

Menos é mais, então, não coloque muitos detalhes, sua logo não irá vender, como em um flyer, ela precisa apenas representar sua marca, pois como ditto acima é a base visual da sua empresa.

6 – Branding ou Gestão de marca.

Agora cuide para que sua marca seja usada em AB-SO-LU-TA-MEN-TE todo o seu material, cuide para que o material tenha o conceito da sua empresa. Um erro crucial nessa etapa é ter uma logo linda, porém não se usa da forma certa.

Faça os seus funcionários, uniformes e clientes faça que que todos comecem aos poucos propagar o conceito, acredito isso dá um excelente resultado!

Essa acreditamos ser o resumo dessa primeira grande etapa, existem muitos outros ligados ao branding, que podemos fazer uma artigo gigante falando de gestão de marca, mas essa ficará para a próxima. ; )

 

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Sobre o autor

 

STARTUP MS

A Associação Sul-Matogrossense de Startups (StartupMS), fundada em Agosto de 2011, é uma associação sem fins lucrativos de fomento ao empreendedorismo tecnológico no Mato Grosso do Sul, atuando no desenvolvimento e promoção de empreendimentos inovadores em todo o estado de Mato Grosso do Sul.